Braim dump: mente limpa e bem-estar

Sabe aqueles dias em que você se deita para dormir e sua cabeça parece um turbilhão de pensamentos? Dá vontade de colocar tudo em uma caixinha para esvaziar a mente, não é mesmo?

Resumo: Descansar a mente requer menos preocupação com as coisas que você tem pendentes, que não podem deixar de ser feitas. A boa notícia é que esse amontoado de tarefas e problemas a serem resolvidos podem ser transferidos temporariamente para que você possa descansar a cabeça e se sentir melhor.

A ideia do BRAIN DUMP é despejar tudo que estiver no seu cérebro. É esvaziar a mente da responsabilidade de ter de se lembrar ou resolver algo no dia seguinte. É acabar com aquela sensação de “Eu não posso esquecer de”.


Quais são as vantagens:

  • Livrar-se da ansiedade com o futuro.

  • Melhorar seu sono.

  • Se sentir mais produtivo, bem-sucedido no dia a dia.

  • Melhor aproveitamento e concentração naquilo que está fazendo agora.

  • Melhor priorização daquilo que mais lhe beneficia


Mas como organizar essas coisas anotadas? Minha letra é feia, eu sou bagunçado. Comece!

Como começar?

Não dá nem para organizar sem ter algo para organizar, então comece. Caneta e papel é a solução mais simples. Se discipline e melhore.

Não comece a correndo a 100km/h. Você precisa aprender a engatinhar, depois a andar, para depois entrar no carro e poder dirigir.


Lembre-se de que no meio do caminho você pode pedir ajuda a outras pessoas. O fato de você estar vendo este vídeo, já é uma forma de acionar alguns gatilhos que te levem de um estado atual para outro estado um pouco melhor.

Aceita um desafio?

E se você fizesse uma semana focado nesse objetivo? Vamos formular um exemplo: Você vai pegar um caderno ou algumas folhas de papel grampeadas, junto com uma caneta e vai colocar perto de você, no seu bolso, ou na sua mesa. Toda e qualquer ideia ou lembrete que lhe vier na cabeça será despejada imediatamente no papel. Feito isso continue o que estava fazendo. Você terá a garantia de que aquilo não se perderá.


Nos intervalos entre uma atividade e outra, você irá sempre olhar o seu papel. Algumas coisas você irá riscar, por não serem mais necessárias, ou por estarem concluídas. Isso já é um sinal de sucesso. Ponto para você!


Outras coisas farão com que o seu papel continue a ser guardado, pois você ainda não pode, ou não quer que elas sejam perdidas. Mas é só por uma semana. Continue!


Ao fim da semana eu quero que você faça uma avaliação do que ganhou e como se sentiu fazendo essa prática de anotações. Agora que você já tem a experiência, você pode decidir melhor o que fazer em seguida. Por exemplo: você pode comprar um planner e se organizar através das datas ou de objetivos semanais e mensais.

Usando o Keep (no seu smartphone)

Uma ferramenta digital interessante para executar esta tarefa é o google Keep. Assita esse vídeo e entenda o porquê:

Por: Leonardo LimaData: 30/05/2022