Como resolver problemas com mais eficiência

Já passou horas tentando resolver um problema e alguém chega e, no mesmo minuto, aponta algo que faz você reconhecer a solução? Ase vezes isso me faz pensar: como fui bobo em não pensar nisso antes!

Resumo: Uma boa solução que você já conhece pode atrapalhar no reconhecimento de soluções mais simples e, por vezes, óbvias. Partir da solução para o problema é a solução?

A tendência natural e percorrer caminhos já conhecidos é chamada de efeito de Einstellung: quando a primeira ideia que vem à mente, desencadeada por características familiares de um problema, impede que uma solução melhor seja encontrada.

Onde está o problema?

Se eu achar que um problema de produção é devido a um gargalo familiar, esse é o caminho da solução que explorarei.


Por exemplo, na minha área, quando estou desenvolvendo um software, se eu acho que uma falha de programa é devido a um certo bloco de código - especialmente se algo semelhante aconteceu no passado - esse é o caminho da solução que explorarei.


Se eu achar que um funcionário com baixo desempenho está lutando - como muitos de seus colegas - por falta de motivação, esse é o caminho da solução que explorarei.


Ocorre que para explorar a solução não partimos de um problema mas da inferência de uma situação conhecida. Uma vez que isso é iniciado você passa a ignorar outras possibilidades e até a adotar o viés da confirmação.

E o que é o viés da confirmação?

É quando, já influenciados por alguma crença ou convicção que temos, nós procuramos ou nos lembramos apenas daquelas informações que confirma nosso pensamento, de forma seletiva e tendenciosa. Isso não é feito de maneira consciente, mas tem forte influência emociona, e pode prejudicar a nossa avaliação de uma determinada situação, fazendo com que você se esforce para sustentar uma posição que já tomou e ignorar todos argumentos que evidenciem que você está errado (as vezes considerando-os duvidosos ou insuficientes).


Em outras palavras, quando acho que sei a resposta, a amplitude de minha visão diminui e eu foco apenas na solução e tento encaixar ela com o problema. Faz sentido encontrar uma solução e procurar problema para ela? Funciona assim: se eu sou uma chave de fenda, certamente aquele problema deve ser um parafuso do tipo fenda.

Como evitar?

Em um experimento com mestres do xadrez, os pesquisadores simplesmente removeram a possibilidade da solução familiar (ainda que mais lenta e menos eficaz). Quando isso aconteceu, o olhar dos jogadores mudou imediatamente para áreas do tabuleiro cruciais para a melhor solução.


Você pode fazer o mesmo. Se você está procurando a melhor solução, finja que a primeira resposta que você encontrou não está disponível. Finja que você não pode resolver o problema dessa maneira. Você não pode eliminar esse gargalo. Você não pode revisar esse bloco de código. Você não pode tentar motivar um funcionário em dificuldades.


Mas talvez você possa fornecer mais treinamento. Ou designe um mentor. Ou crie alvos mais alinhados com os interesses dele. Ou mude para um horário de trabalho híbrido.


Tirar uma solução da mesa, pelo menos por enquanto, pode ajudá-lo a encarar problemas difíceis de maneiras inteiramente novas.


E descubra soluções que, uma vez encontradas, parecem óbvias.

Por: Leonardo LimaData: 10/02/2022
Fontes
Bilalić, Merim et al. “Why good thoughts block better ones: the mechanism of the pernicious Einstellung (set) effect.” Cognition vol. 108,3 (2008): 652-61. doi:10.1016/j.cognition.2008.05.005 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18565505/https://www.inc.com/jeff-haden/be-more-innovative-creative-better-solutions-research-how-to-solve-problems-more-effectively.html